Direito Global
blog

Dia do Silêncio

O Dia do Silêncio é celebrado anualmente em 7 de maio. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca, em diversos aspectos, para a queda da qualidade de vida das pessoas. Além de consequências físicas, o excesso de ruídos também prejudica a concentração e eleva os níveis de stress. Não existe um consenso sobre a origem do Dia do Silêncio, mas supõe-se que tenha surgido popularmente a partir da inspiração provocada pela praticas milenares da meditação.

Por este motivo, o Dia do Silêncio convida a toda a população a separar uns minutos durante o dia e desfrutar do total silêncio! Fazer meditações ou simplesmente estar num ambiente longe dos constantes ruídos que você está acostumado a ouvir diariamente é uma das propostas do Dia do Silêncio.

O Nyepi, também conhecido como Dia do Silêncio, é uma festividade hindu balinesa que se comemora sobretudo na ilha indonésia do Bali, no Isakawarsa (o dia de ano novo no calendário Saka balinês). É um feriado público na Indonésia, durante o qual os balineses fazem silêncio, jejuam e não saem de casa.