Direito Global
blog

Nadine Borges recebe medalha Pedro Ernesto

A vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da Seccional da OAB do Rio de Janeiro, a advogada Nadine Monteiro Borges será agraciada amanhã, dia 13, com o título de cidadã honorária carioca e medalha Pedro Ernesto pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. A medalha é a principal homenagem que o Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. Recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, e por isso sua figura é estampada no conjunto de medalhas.

Gaúcha de Canoas,45 anos, Nadine Borges é advogada e professora, mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2008). Autora do livro Damião Ximenes: Primeira Condenação do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Editora Revan (2009). Foi membro e presidiu a Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (2014).

Coordenou o Grupo de Trabalho responsável pela exumação dos restos mortais do Presidente João Goulart (2013). Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2003). Realizou curso de extensão sobre o Sistema Interamericano e Universal de Proteção dos Direitos Humanos, organizado pela American University Washington College of Law (WCL-AU), Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH/OEA) e Internacional Service Human Rights (ISHR) em Washington/DC (2005). Dedica-se à pesquisa das violações de direitos humanos.