Direito Global
blog

Nova Friburgo, a Suiça brasileira

Nesta segunda-feira, 16/05, o município de Nova Friburgo (RJ) completa 204 anos. Além do carnaval fora de época, transferido para o período entre os dias 13 e 16, justamente para coincidir com o aniversário da cidade, a data será comemorada com o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Alberto Braune, que não era realizado há dois anos devido à pandemia da Covid-19. A exemplo dos anos anteriores, o desfile terá dois blocos. O primeiro terá à frente a banda Campesina Friburguense e o Tiro de Guerra, instituição do Exército Brasileiro, seguindo-se outras instituições militares e civis, sendo encerrado pela banda Euterpe Friburguense. O segundo bloco terá representações de escolas e associações, sendo encerrado por um grupo de garis, que comemoram o seu dia também neste 16 de maio.

Quem nasceu em Nova Friburgo é a experiente jornalista Virginia Pardal, especialista em coberturas na área do Judiciário. Além da CBN, Virgina foi assessora na área de imprensa do STF, STJ, TST, TSE e OAB. Atualmente, Virginia trabalha na assessoria de imprensa do Supremo. Nasceram também na cidade o cantor Benito de Paula e falecido carnavalesco Clóvis Bornay e o ator Reginaldo Faria.

As principais atividades econômicas de Nova Friburgo são baseadas em: indústria metalúrgica, moda íntima, olericultura, caprinocultura e indústria (têxteis, vestuário e do setor metal-mecânico) e turismo. É também a cidade mais fria do estado. No dia 1º de setembro de 2017, foi oficialmente declarado que Nova Friburgo é a Suíça Brasileira.

O município tem um forte apelo para o turismo devido à sua paisagem, aos seus rios e trilhas e aos seus lugares bucólicos. O distrito urbano é procurado por famílias e casais devido ao clima frio. Friburgo possui também atrações afastadas de centro, procuradas por praticantes de ecoturismo e esportes de aventura. Um dos distritos mais conhecidos é o vilarejo de São Pedro da Serra.

O município também é conhecido como a Capital Nacional da Moda Íntima, por sua enorme produção (em torno de 600 milhões de reais), com grande variedade de modelos. Suas marcas estão começando a competir no mercado exterior (exporta, atualmente, 4,6 milhões de dólares). 25% da produção nacional de lingerie é produzida no município.

Nova Friburgo é a segunda maior produtora de flores do Brasil, sendo superada apenas por Holambra, em São Paulo; a comunidade de Vargem Alta, no distrito de São Pedro da Serra, é a principal região produtora. Nos últimos anos, o município tem recebido muitos estudantes, que procuram as universidades do município, evitando os grandes centros.

clica