Direito Global
blog

Estefânia, uma advogada e professora de muito valor

Estefânia Ferreira de Souza Viveiros, mais conhecida como Estefânia Viveiros, assumiu o cargo de presidente da Seccional da OAB no Distrito Federal em 2004 quando tinha apenas 31 anos de idade. Aprovada com louvores no primeiro mandato, Estefânia foi reeleita presidente da Seccional no período de 2007/2009 . Apesar de já ter sido cotada para ser candidata a deputada federal, senadora e até vice-governadora, a advogada confessa: “Corri um pouco da parte da política”. Nas duas eleições a advogada e professora foi escolhida pelo voto direto dos advogados e advogadas inscritos na capital da República.

Para Estefânia, a sua eleição na seccional do DF foi a quebra de um grande tabu. Na campanha tive que superar três preconceitos: primeiro em razão de ser mulher, segundo pela idade e terceiro foi a resistência por ser nordestina, já que nasci em Natal, no Rio Grande do Norte. Eu sempre disse que o que faz a idade é como você administra a sua própria vida, ou seja, não é a idade que demonstra a sua experiência, mas sim o que você traz com ela. Estou em Brasília há mais de 30 anos, estudei na UnB e fiz todo meu percurso profissional aqui na cidade. Então foi um grande tabu, com muitas resistências.

Para a primeira mulher a dirigir a entidade dos advogados no Distrito Federal está na hora da advocacia colocar uma mulher na presidência da OAB Nacional. São mais de 90 anos atuando em favor do país mas até hoje nenhuma advogada teve a chance de mostrar o seu valor no comando da entidade nacional. “Falta a mulher sair mais dos bastidores, assumir mais esses papéis”, afirmou Estefânia.

Estefânia Viveiros, nascida em Natal (RN) em 20 de dezembro de 1973, está em Brasília desde 1989 quando veio com os pais para residir na cidade. Advogada formada pela Universidade de Brasília – UnB; Doutora em Direito Processual Civil pela PUC – SP; Mestra em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie – SP; professora de Direito Processual Civil no UniCEUB e em pós-graduação. Foi assessora jurídica da Procuradoria da União no Distrito Federal e Assessora de Ministro no Superior Tribunal de Justiça – STJ; membro da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte – ALEJUR e membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (Ibep). É fluente em inglês e italiano.

É também membro do Instituto dos Advogados do Distrito Federal – IADF; membro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ; Primeira mulher e a mais jovem presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal, em 2004/2006 e 2007/2009; Ex-Presidente da Comissão Especial de Estudo do Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil do Conselho Federal da OAB (2013/2016); Presidente da Comissão Especial de Análise da Regulamentação do Novo Código de Processo Civil do Conselho Federal da OAB; Autora dos livros Os limites do juiz para correção do erro material, Honorários advocatícios no Código de Processo Civil e de diversos artigos jurídicos.