Direito Global
blog

Misabel Derzi, um nome cotado para assumir a OAB

Crescem a cada dia as conversas dentro da OAB Nacional e nas 27 Seccionais para que o próximo presidente nacional da entidade seja, pela primeira vez na história, uma advogada. Até hoje, em mais de nove décadas de existência, somente os homens presidiram o Conselho Federal da OAB, Segundo dados da própria entidade, há hoje inscritos regularmente mais advogadas do que advogados.

Misabel Abreu Machado Derzi, 76 anos, jurista, advogada tributarista, ex-procuradora-geral do Estado de Minas Gerais e do município de Belo Horizonte; e professora titular da UFMG e Faculdades Milton Campos. Atualmente, Misabel Derzi é conselheira federal da OAB de Minas Gerais. A professa Misabel Derzi, considerada uma das maiores advogadas tributaristas do país, é sócia de outro grande nome da advocacia e que é Sacha Calmon.

Mineira de Belo Horizonte Misabel Derzi é fundadora e atual presidente da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT). Além disso, integra a Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF); a International Fiscal Association (IFA), com sede em Roterdã (Holanda); e o GERFIP – Groupement Européen de Recherches en Finances Publiques[7], com sede em Paris. A advogada também possui cadeiras na Academia Mineira de Letras Jurídicas, na Academia Brasileira de Direito Tributário e na Academia Internacional de Direito e Economia (AIDE). Ao longo de sua carreira, Misabel já publicou cerca de 30 livros de sua autoria e em co-autoria.

clica