Direito Global
blog

Um homem de ferro no Judiciário

Já imaginou encarar 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida – tudo num dia só e sem descanso? Vinícius Araújo, 30 anos, servidor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, encarou o desafio no Ironman, realizado anualmente em Florianópolis, e completou a prova em 12 horas e 32 minutos. O mais extraordinário deste feito, no entanto, é a história que o precede.

Antes de decidir ser triatleta, Vinícius fazia exercício de forma esporádica, se alimentava mal – com excesso de Nescau e de pão com doce de leite –, e a balança denunciava o sobrepeso. Então assistiu a uma série de matérias do Esporte Espetacular, da Globo, sobre pessoas comuns que faziam o Ironman. “Pensei na hora: se eles podem, eu também posso.”

Se adiantasse sua decisão para a família ou amigos, crê, eles certamente ririam, mas depois ficariam sérios e preocupados. “Quem conhece sabe o quanto Vinícius tem garra e adora um desafio”, diz a mãe, Sandra. Ela conta que, quando o filho se propõe a fazer algo, não desiste, vai até o final.

E assim foi mais uma vez. Ele não desistiu da ideia do Ironman. Começou os exercícios na rua, com algumas corridas curtas de 7 a 10 km; contratou um treinador, comprou uma bicicleta de 10 marchas e voltou a nadar, esporte que fazia desde pequeno. Sem estar plenamente preparado, encarou o primeiro grande desafio: o meio Ironman no Rio de Janeiro, prova de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

“Minha meta era fazer 30 km/h no ciclismo e este foi o erro porque forcei demais, fiquei exausto para correr a meia maratona na sequência.” Mas completou a prova em seis horas e 19 minutos, para alegria dele e da família, que foi prestigiá-lo. “Ela deu um ânimo a mais para eu poder concluir o desafio.”

Mesmo depois do perrengue no Rio, a ideia de participar da prova completa não saía da cabeça. Por várias vezes, Vinícius entrava no site do evento, jogava a inscrição no carrinho e desistia. Até que finalmente se inscreveu, alinhou os ponteiros, procurou uma nutricionista, cumpriu todos os treinos planejados e, apesar de ter uma lesão no quadril no meio do ciclo, foi com a cara e a coragem.

clica