Direito Global
blog

TJ-PE homenageia jornalista Joezil Barros

A nova Sala da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ascom-TJPE) receberá o nome do jornalista Joezil Barros. A escolha do nome do homenageado foi deferida, por unanimidade, em sessão ordinária do Órgão Especial, sob a direção do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.

A proposta foi do corregedor-geral do Estado, desembargador Ricardo Paes Barreto. A nova denominação da Ascom-TJPE está contida no Ato 561/2022, publicado no Diário de Justiça eletrônico (DJe), de hoje. A unidade, que foi totalmente adaptada para atender às necessidades da Assessoria de Comunicação, e inaugurada em dezembro de 2021, funciona no 5º andar no Fórum Thomaz de Aquino, na Av. Martins de Barros, 593. No local, atuam os Núcleos de Imprensa, de Comunicação Virtual, e de Publicidade e Design.

Formado em Relações Públicas e Direito, pela Escola Superior de Relações Públicas e Faculdade de Direito de Olinda, iniciou sua atividade profissional como jornalista em 1956. Atuou primeiro no antigo Jornal Pequeno, já extinto, e depois, no Diário de Pernambuco até 2015, onde foi, sucessivamente, revisor, repórter, diretor comercial, superintendente, diretor executivo e presidente dessa empresa e da Rádio Clube de Pernambuco.

Em 1992 foi eleito membro do Condomínio Acionário das Emissoras e Diários Associados, quando foi eleito também presidente da antiga TV Guararapes e dos jornais O Norte (PB), Diário de Natal (RN) e Diário da Borborema (PB), bem como das rádios e estações de TV desses mesmos Estados.

De 1985 a 1990 foi Juiz Classista do Tribunal Regional do Trabalho da 6.ª Região, aposentando-se neste cargo. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Recife por dois mandatos e da Associação da Imprensa de Pernambuco, bem como da Federação Nacional dos Jornalistas. Ocupou, ainda, o Conselho Fiscal da Associação Nacional de Jornais por dois mandatos e do Conselho Fiscal da Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe).

Nos anos de 2018 e 2019, Joezil Barros foi assessor de Comunicação da Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco. Quando faleceu, em dezembro de 2021, o jornalista atuava como assessor de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco.