Direito Global
blog

Dia do Papa

O Dia do Papa é comemorado amanhã, dia 29 de junho. É uma data importante da celebração católica, pois homenageia o principal líder da igreja com mais fiéis de todo o mundo. No Brasil, então, essa cerimônia é muito mais importante porque temos uma das nações com o maior número de católicos por habitantes em todo o planeta. O Dia do Papa foi feito para mostrar a força dessa entidade para o Vaticano e também para a humanidade. Além de cuidar da igreja, o Papa tem um efeito moralizante e internacional muito forte. Ele é recebido em países não católicos e é tratado como chefe de estado. Independente da religião que predomina naquele estado.

Uma novidade que aconteceu nos últimos anos do Dia do Papa e que pela primeira vez ocorre na igreja católica é a existência de dois pontífices vivos. Um atuando, no caso do Papa Francisco, e outro aposentado, no caso do Bento XVI. Essa situação é muito interessante, porque a própria igreja coloca o Papa como o único enviado vivo para administrar e gerenciar a palavra de Deus pelo mundo. Mas, neste momento, existem dois líderes religiosos. Apesar de um deles não estar exercendo a função.

Para a igreja católica o início do papado começou com São Pedro, que eles definem como o primeiro Papa. Com isso, o Dia do Papa é uma data milenar. Existe há quase dois mil anos. Uma das instituições mais antigas de toda a humanidade.

clica