Direito Global
blog

Advogado Shigeaki Ueki, o japonesinho do Geisel

Quem é da velha guarda vai lembrar quem era chamado de imprensa de “o japonesinho do Geisel. Isso mesmo, o advogado Shigeaki Ueki, inscrito regularmente na Seccional da OAB de São Paulo sob o número 11.758, foi ministro das Minas e Energia do governo do Presidente Ernesto Geisel de 1974 a 1979 e primeiro presidente civil da história da Petrobras no governo João Figueiredo.

Em 1975, quebrou o monopólio da Petrobrás na área de prospecção, permitindo a empresas estrangeiras permissão para explorar e anunciou a descoberta de petróleo na bacia de Campos. Por conta da alto dos preços de petróleo na época, negociou o Acordo Nuclear Brasil-Alemanha com oito usinas nucleares planejadas. Também em 1975 liderou a criação do Proalcool.

Shigeaki Ueki não é japonês e, sim, brasileiro nascido na cidade paulista de Bastos em 15 de agosto de 1935. Em 1959 formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, tem escritorio de advocacia na Av. Paulista e trabalha regularmente aos 87 anos.

clica