Direito Global
blog

No Dia do Biquini, lembrança do Atol de Bikini no Pacífico

O Dia do Bikini ou Dia do Biquíni celebra-se anualmente 5 de julho. A data recorda o lançamento do biquíni, a 5 de julho de 1946, na França. O primeiro modelo foi desenhado pelo estilista francês Louis Réard, nesse mesmo ano, mas foi somente nos anos 60 que a peça tornou-se popular. O nome desta invenção, ousada para a altura, deriva de uma ilha no Pacífico – Bikini – que foi usada para testes com bombas nucleares. A intenção era, assim, sugerir que esta reduzida peça de roupa teria um efeito bombástico na sociedade.

Em 1971, grávida de Janaína, filha que teve com o cineasta Ruy Guerra, a atriz Leila Diniz, nascida em Niterói no dia 25 de março de 1945 e falecida em um trágico acidente aéreo na Índia em 14 de junho de 1972, revolucionou colocando um biquíni – considerado pequeno para os padrões da época – e se deixou fotografar na praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. A fotografia foi estampada em inúmeros jornais e revistas. Naquele tempo, as grávidas, quando iam à praia, usavam uma cortininha sobre a barriga.

Atol de Bikini fica localizado no Oceano Pacífico onde foram realizadas explosões atômicas experimentais, a primeira ocorrendo em julho de 1946. Também conhecido como Atol de Pikini, é um atol desabitado, devido à radioatividade resultante das explosões atômicas, de 6 km² localizado na Micronésia, Oceano Pacífico. O Atol de Bikini é membro das Ilhas Marshall e é formado por 36 ilhas que rodeiam uma lagoa. O local foi parte do programa de testes nucleares desenvolvido pelos Estados Unidos, após ser invadido durante a Segunda Guerra Mundial. No local foram lançadas mais de 20 bombas de hidrogênio e bombas nucleares, entre julho de 1946 e 1958.

Antes da realização dos testes nucleares, a população nativa foi transferida para o Atol de Rongerik. No fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, alguns dos antigos moradores do Atol de Bikini retornaram das Ilhas Kili, mas foram novamente transferidos, devido a alta radioatividade.

Um atol é uma ilha oceânica em forma de anel com estrutura coralínea e de outros invertebra­dos, constituindo em seu in­terior uma lagoa, sem nenhuma aparente conexão com as rochas da Crosta. Um atol começa pela formação de um recife costeiro de corais ao redor de uma ilha vulcânica.

clica