Direito Global
blog

O homem pisa na Lula pela primeira vez

O homem pisou na Lua pela primeira vez no dia 20 de julho de 1969 – há 53 anos – data que passou a representar um marco histórico para a humanidade em termos de exploração espacial. No dia 16 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin decolaram da Base de Canaveral, nos Estados Unidos, em direção à Lua a bordo da espaçonave Apolo 11.

A viagem duro 4 dias. No dia 20 Armstrong, o comandante da missão, pisou na Lua e diz a famosa frase: “Este é um pequeno passo para um homem; um salto gigantesco para a humanidade”, minutos depois, uma bandeira americana é colocada na Lua. Os astronautas ficaram durante duas horas e meia caminhando na Lua, coletando pedras e amostras do solo lunar, tirando fotos e fazendo algumas experiências. De regresso à Terra, foram recebidos como verdadeiros heróis.

Dois três astronautas, dois nasceram no Estados Unidos e um em Roma, na Itália. Apenas Edwin Aldrin está vivo.

Neil Alden Armstrong foi um engenheiro aeroespacial, aviador naval, piloto de teste, astronauta e professor norte-americano que tornou-se o primeiro ser humano a pisar na Lua em 1969. Nasceu no dia 5 de agosto de 1930, em Wapakoneta, Ohio, nos Estados Unidos. Faleceu em 25 de agosto de 2012, Cincinnati, Ohio, também nos EUA.

Michael Collins foi um piloto, piloto de teste e astronauta norte-americano que atuou como o piloto do módulo de comando e serviço durante a Apollo 11 em julho de 1969, a primeira alunissagem tripulada. Nasceu em 31 de outubro de 1930, em Roma, na Itália e faleceu em 28 de abril de 2021, em Naples, Flórida, território americano.

Edwin Aldrin, dos três astronautas, é o única que está vivo. Aldrin é um engenheiro mecânico, piloto e astronauta norte-americano que, como piloto do módulo lunar da missão Apollo 11, tornou-se em 1969 o segundo homem a pisar na superfície da Lua. Nasceu em 20 de janeiro de 1930 (idade 92 anos), Glen Ridge, Nova Jersey, EUA.

clica