Direito Global
blog

Filha de peixe, peixinho é

Após rigoroso concurso público, a advogada e tabeliã Carolina Coelho, nascida em Rio Branco, no Acre, inaugurou na cidade mineira de Passos, na divisa com São Paulo, o cartório do 2 Oficio de Notas, localizado na rua deputado Lourenço de Andrade 825. Carolina é filha do juiz federal aposentado e atualmente advogado criminal em Brasília, Pedro Paulo Castelo Branco. Natural de Rio Branco, Pedro Paulo quando atuava na Justiça Federal de Brasília determinou a prisão do empresário Paulo Cesar Farias, o PC Farias. “PP”, como é chamado carinhosamente pelos amigos mais próximos, tem mais dois filhos advogados.

Passos é um município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais. Com uma população estimada de 114 458 habitantes, distribuídos em uma área total de 1.339 km², é o quarto município mais populoso de sua região e o 26º do estado. A cidade se destaca como polo regional, possuindo uma economia baseada principalmente na agropecuária e no agronegócio, em pequenas indústrias de confecções e móveis, além de um forte setor de serviços. Nos transportes, a cidade é servida principalmente pelas rodovias MG-050 e pela BR-146.

A formação de Passos inicia-se em meados do século XVIII, com as primeiras fazendas sendo implantadas entre 1780 e 1830, sendo que a Vila propriamente dita, inicia-se em 1848, sendo elevada à categoria de cidade no ano de 1858. O aniversário da cidade é comemorado no dia 14 de maio, portanto, possui hoje 161 anos. Por volta de 1780, tendo morrido o pai, o jovem padre José de Freitas e Silva fixou-se em Jacuí e implantou a Fazenda Bonsucesso, ao pé do morro de São Francisco, onde instalou a mãe viúva e outros familiares. Dona Faustina Maria das Neves, daí para frente, dirigiu os destinos da fazenda, de cuja colônia, junto às faisqueiras do Bonsucesso, se originou a cidade de Passos.

À primeira e diminuta capelinha de Santo Antônio (edificada pelos paulistas) seguiu-se outra, na atual praça da Matriz, maior e em condições de ser curada, com a invocação do Senhor dos Passos (edificada pelos mineiros). Prevaleceu a segunda, sendo modificado o traçado urbano anterior. A capela do Senhor dos Passos, iniciada em 1829 por iniciativa de Domingos Barbosa Passos, tornou-se o centro do arraial (1835), da Paróquia (1840), da vila (1848) e da cidade (1858).

Nasceram em Passos os atores Selton Melo e Danton Figueiredo Mello e o ex-idolo do Cruzeiro Ricardo Alexandre dos Santos, o Ricardinho.

clica