Direito Global
blog

Projeto Judiciário Fraterno

As atividades da Semana Nacional de Aprendizagem e do projeto Judiciário Fraterno realizados em celebração à Semana Nacional da Aprendizagem envolveram, entre outras, a realização de curso de panificação e uma oficina de aproveitamento integral dos alimentos. As duas programações ocorreram na Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldemar Ribeiro e receberam pessoas de todas as idades.

O curso de panificação foi ministrado por Adriana Araújo, que ensinou os participantes a produzirem pães, bolos e biscoitos. A instrutora faz parte do SENAR, é Madrinha do Programa Padrinho Cidadão e já participou de outros eventos na escola também promovidos pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-8. Este ano, Araújo trouxe suas habilidades com a panificação para proporcionar a diversas famílias uma oportunidade a mais de trabalho. “A panificação artesanal é o que eles conseguem fazer dentro de casa. Eles não vão precisar montar algo para poder começar a trabalhar porque eles já vão começar a trabalhar com o que eles têm. Então essa é a nossa missão: ensinar a fazer fazendo, para que eles já saiam daqui botando a mão na massa porque é tudo muito simples”, conta Adriana.

Além do curso de panificação, uma oficina de aproveitamento integral de alimentos também foi realizada na programação do dia. O instrutor voluntário foi Raul Moreira e o objetivo da oficina era o de mostrar que os alimentos comprados podem ser utilizados integralmente em diferentes receitas para evitar o desperdício. “Os alimentos estão cada vez mais caros, o salário tá cada vez menor, a inflação tá cada vez maior e a fome no nosso país tá cada vez maior”, comenta Raul.