Direito Global
blog

Casa de Espanha vai leilão no Rio de Janeiro

A tradicional Casa de Espanha, localizada na Rua Maria Eugênia, 300, em Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, estará em leilão judicial e pode ser arrematada pelo preço mínimo de R$ 46,5 milhões, apesar do complexo ter sido avaliado em R$ 93 milhões. O processo corre pela justiça do trabalho no Rio de Janeiro e o pregão está marcado para acontecer no dia 30 de setembro.

O local é um clube esportivo, social e cultural, fundado em 27 de março de 1983, nascido da fusão entre o Centro Espanhol de Rio de Janeiro (criado em 1951) e a Casa de Galícia (1947). O objetivo da casa é promover, divulgar e manter viva a identidade espanhola no Brasil.

Localizada aos pés do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, a instituição desenvolveu-se na difusão do legado espanhol. Na casa também eram realizadas aulas de castelhano, dança flamenca, gaitas galegas, cinema, teatro, exposições, palestras, encontros e centro de negócios.

O imóvel é dotado de confortáveis instalações que formam um conjunto tem três pavimentos, estacionamento coberto em três níveis e 90 vagas de garagem, edificação com diversas lojas, cinema, espaço coworking, ginásio com quadra poliesportiva em três níveis, parque aquático com piscina semiolímpica e piscina infantil, ocupando um 12.694m².

Em junho de 2022, o Clube de Regatas Guanabara, localizado na Avenida Repórter Nestor Moreira, nº 42, em Botafogo, também na Zona Sul da cidade, passou por uma situação parecida com a da Casa de Espanha. O imóvel e seu grande terreno quase foram a leilão por ordem da 3ª. Vara Federal do Rio, com um lance mínimo de 21 milhões devido a uma dívida de impostos federais. Contudo, o clube centenário sobreviveu após uma negociação das dívidas. Na época, a direção do informou que parcelou a dívida com a União e o leilão foi cancelado.

O Clube de Regatas Guanabara foi fundado em 5 de julho de 1899 e sua história se encontra com os esportes aquáticos e náuticos. A Piscina Olímpica, inaugurada em 13 de janeiro de 1935, guarda, até hoje, marcos importantes do esporte pátrio – assim como o fato de ser a 1ª Piscina Olímpica do Brasil –, além de ter servido como sede do Campeonato Sul-Americano de Natação. O Clube foi palco da quebra de 5 recordes mundiais. (Diário do Rio)