O presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4a Região – sede em Porto Alegre – desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira irá dirigir a sessão solene em homenagem ao desembargador federal Jorge Antonio Maurique, recentemente aposentado e hoje atuando na advocacia. A sessão solene está marcada para o próximo dia 27, às 10 horas, no Pleno do TRF, localizado na rua Otávio Caruso da Rocha, número 300, na capital gaúcha. Maurique nasceu em 1960 na cidade gaúcha de São Luiz Gonzaga. Foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Em 2012 foi nomeado desembargador federal do TRF4.
Formado em Direito, atuou como advogado até 1987, quando assumiu como juiz de Direito em Santa Catarina. Ingressou na magistratura federal da 4ª Região em setembro de 1993. Atuou nas Subseções Judiciárias de Caxias do Sul (RS), Porto Alegre e Florianópolis. Foi juiz titular da 2ª Vara Federal e Juizado Especial Federal Cível Adjunto de Criciúma (SC), e atuou como convocado no TRF4 entre junho de 2009 e novembro de 2011.
Em 2005, Maurique foi premiado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Ordem do Mérito da Defesa no grau de Comendador suplementar. Em novembro de 2016, o gabinete do desembargador Jorge Antonio Maurique obteve o primeiro ISO 9001 entre todos os gabinetes de TRFs do Brasil. A mais importante certificação de sistema de gestão de qualidade (SGQ) no mundo foi concedida no dia 11 de outubro pela Organização Internacional para Padronização, com sede em Genebra, na Suíça.
Maurique foi aposentado em novembro de 2019 em ato assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Em 2020, Maurique recebeu a sua carteira de inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A carteira titular, emitida pela OAB-RS, tem o número 18.676, que foi a inscrição feita em 1985 por Maurique quando tinha 25 anos e tinha acabado de se formar em Direito. Maurique solicitou também uma inscrição suplementar: da OAB-SC e recebeu o número 57.985.