Em votação unânime dos presidentes e das presidentas que dirigiram a Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas ((Abrat) o ex-presidente nacional da OAB e também da OAB de Sergipe, Cezar Britto foi agraciado com a Comenda José Martins Catharino. “Para surpresa minha, sem qualquer aviso ou preocupação com o meu emocionado coração, recebi a homenagem da Abrat. Confesso que não consegui conter a emoção. É luta que segue com mais responsabilidade”, afirmou emocionado Cezar Britto, nascido em Propriá, no estado de Sergipe, e sobrinho do ex-presidente do STSF, Carlos Ayres Britto.
Em 1 de maio de 1941, José Martins Catharino, já então advogado militante na Justiça do Trabalho, desde 1939, fundou um Escritório de Advocacia especializado em questões trabalhistas (administrativas, judiciais e previdenciais). O professor Zezé, como era conhecido, foi detentor de invejável currículo nacional e internacional, autor de dezenas de obras, de centenas de artigos, publicados em revistas nacionais e estrangeiras, além de ser professor de Direito do Trabalho na Universidade Federal da Bahia e na Católica de Salvador, como catedrático, após dois concursos, e titular, respectivamente.
Trabalhou como admirável dedicação até a sua morte em 2003, mas sua obra, que extrapolou a esfera jurídica, permanece viva. Seu caráter e dedicação ao estudo e pesquisa o tornaram um grande exemplo profissional e pessoal.