Direito Global
blog

Vera Araújo, aniversariante e cotada para o STF

Hoje é aniversário da advogada Vera Araújo, bem cotada para ser indicada para o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Lula na vaga do atual ministro Ricardo Lewandowski. Neta de lavadeira e filha de professora, Vera nasceu em 12 de março de 1960 em Livramento de Nossa Senhora (BA) e foi morar em Brasília aos 18 anos por não ter conseguido passar em uma faculdade de medicina. Sem a possibilidade de voltar para casa, prestou vestibular para Direito e passou no Uniceub. Recentemente, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu publicamente que o presidente Lula indicasse uma mulher negra para ocupar a vaga do ministro do STF Ricardo Lewandowski, que se aposentará em maio deste ano. O nome de Vera Lúcia Araújo surgiu com força, principalmente por já ter integrado uma lista tríplice para uma vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril de 2022. Lula foi o responsável pela nomeação do primeiro ministro negro para o STF: Joaquim Barbosa.

Além do apoio de Anielle, um documento assinado por diversas entidades jurídicas, como a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, o Grupo Prerrogativas, o Coletivo de Defensoras e Defensores pela Democracia, a Associação da Advocacia Pública pela Democracia e a Coalizão Nacional de Mulheres também defendeu que a posse de uma mulher negra no STF seria “a singular oportunidade de supressão da lacuna reveladora de baixa intensidade da democracia brasileira”.

Caso Vera Lúcia não vença a disputa, ainda poderá concorrer a outras duas vagas no STF que serão abertas ao longo do governo Lula: Rosa Weber também se aposenta em outubro deste ano por completar 75 anos, e Luís Roberto Barroso chegou a comentar com pessoas próximas que pretende antecipar sua aposentadoria para 2025, logo após deixar a presidência do STF.