Direito Global
blog

Resort na Ilha do Japonês revolta população em Cabo Frio

O presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, Miguel Alencar (União), na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, vai solicitar informações sobre o empreendimento que deseja se instalar na área do estacionamento da Ilha do Japonês. A ideia é discutir o assunto no parlamento e realizar audiências públicas para saber a opinião da população. O projeto em questão é a construção de um resort no local, o que tem gerado muita polêmica e debates em Cabo Frio.

A Ilha do Japonês localiza-se na cidade de Cabo Frio, no estado brasileiro do Rio de Janeiro. Apesar de ser conhecida como ilha, ela é, na verdade, uma croa natural (banco de areia). Recebeu esse nome devido aos navios baleeiros japoneses que usufruíam do local. É muito procurada por praticantes de stand up paddle e caiaques, local tranquilo um paraíso ecológico de águas calmas, rasas e quentes repleto de vida marinha (principalmente tartarugas) entre outras formas de lazer é muito frequentada por turistas vindos por diversos meios de transportes (Jetski, lanchas, taxi boot, etc) apresenta vegetação com casuarinas (espécie introduzida), bajurus etc.

Deu-se o nome de Cabo Frio, devido a fatores que fascinaram os navegantes. Dentre eles: as correntes marítimas locais possuíam uma temperatura substancialmente mais fria que as temperaturas normais das águas da costa brasileira (atualmente esse fenômeno é conhecido como ressurgência).