Direito Global
blog

Presos assistem clássico Rei da Amazônia no Mangueirão

Cinquenta custodiados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do governo do Pará assistiram à partida entre Remo e Paysandu, o clássico Rei da Amazônia, realizada no recém-reformado Mangueirão, por meio do projeto “Conquistando a Liberdade”. O principal objetivo do projeto é, segundo a Secretaria, promover a reinserção social de pessoas privadas de liberdade e que estão custodiadas no Sistema Penitenciário, por meio de práticas de recuperação e conservação ambiental de áreas, obras e vias da cidade, criando a conscientização e reflexão de sociedade pelas boas práticas do trabalho prisional em favor de espaços públicos.

De acordo com a Agência Pará, mais de 100 internos do regime semiaberto estiveram no trabalho de limpeza e remoção de resíduos sólidos das obras do Estádio. No domingo, 50 deles foram convidados pelo governo do estado para assistir ao clássico paraense, válido pela primeira partida da semifinal da Copa Verde, que acabou em 1 x 0 para o Remo. O estádio estava em reforma desde 2021.

Na avaliação do juiz da Vara de Execução Penal de Belém, Deomar Barroso, a ação da Seap demonstra para a sociedade que é possível ressocializar as pessoas. “O projeto “Conquistando a Liberdade” é fantástico, mostra que vale a pena investir na educação, na saúde dentro do cárcere e na humanização da pena. Parabéns a todos os servidores que fazem parte desse lindo trabalho”, comentou o juíz.