Direito Global
blog

Dia Mundial do Café

Um dia especial para os amantes da bebida que tem fãs que dizem que “meu dia só começa depois de um café”. O ex-presidente do TST, ministro aposentado Vantuil Abdala é um grande produtor de café – e de excelente qualidade – na sua fazenda em Muzambinho ( MG) onde nasceu.

O Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril e mostra a força dessa bebida histórica em diversas culturas. Pois o café vai muito além de ter um efeito que desperta a mente e o corpo para um dia de trabalho.

A data homenageia a bebida, a indústria do café e os amantes desse grão rico em cafeína. E o motivo para essa comemoração é que o café é a segunda bebida mais consumida no mundo inteiro. Ele só fica atrás da água nesse quesito.

Aqui no Brasil, o café tem uma relação estreita com a construção e a expansão do Brasil como República. Foi aqui que os “barões do café” fizeram fortuna e construíram suas mansões, a custo de muito trabalho escravo.

Contudo, a expansão da cafeicultura pelo país também teve seus pontos positivos, como a construção de ferrovias, portos, estradas e a expansão de cidades. Além de o Brasil fornecer milhões de toneladas desse grão a centenas de outros países.

Longos anos fizeram enraizar o café em múltiplas culturas. Hoje é possível encontrar bebidas clássicas como o capuccino e o latte machiatto em diversos bares e cafeterias. E para aqueles que gostam de gelados, o café também proporciona mil e uma combinações deliciosas.

O sucesso é garantido, tanto que somente no Brasil existem cerca de 3.500 cafeterias pelo país que por 150 anos seguidos continua sendo o maior produtor de café mundial.

No mundo, são servidas 400 bilhões de xícaras de café por dia. E boa parte dessas bebidas são para a Finlândia, o país que mais consome café: 12kg por pessoa ao ano.

Fãs do café não faltam no mundo inteiro, seja quem tem seu moedor, máquina ou gosta mesmo de ir à uma boa cafeteria saborear um grande coffea arabica.