Por Magno Martins, figura ilustre de Afogados da Ingazeira: Radicados em Brasília há muito tempo, já candangos de alma e coração, Walter Costa Porto e Aristeu Plácido Júnior são duas figuras que se destacam e orgulham a colônia pernambucana na capital federal. Walter Costa Porto foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral, professor de Direito Constitucional e de Direito Eleitoral da Universidade de Brasília e integrou o Conselho Federal de Educação. Autor, entre outros livros, de O Voto no Brasil, no qual aborda os variados processos utilizados ao longo da trajetória política nacional, examinando desde as eleições para os Conselhos ou Câmaras do período colonial até os últimos pleitos da 5ª República.
Escreveu também Legislação eleitoral no Brasil – do século XVI aos dias atuais, em parceria com o ex-ministro Nelson Jobim. Reúne textos normativos sobre os pleitos e sistemas de votos. Outro livro, A mentirosa urna, editado em 2004, aponta as deformações que enodoaram as eleições no Brasil, por meio do exercício tão constante e desabusado da fraude nas mesas eleitorais, na elaboração das atas, na “compressão oficial” tantas vezes denunciada.
Por ocasião do aniversário de Aristeu Plácido Júnior, embaixador pernambucano em Brasília, Costa Porto o presenteou com um dos seus livros e assim se manifestou:
“Caro Aristeu,
Como seu admirador, é uma honra poder celebrar junto a você este dia especial. Sabemos que a marcação exata do tempo é uma invenção humana, enquanto a celebração do espírito e da vida se estende para além de nossas existências.
Este livro é um reflexo do meu desejo de compartilhar conceitos sobre o voto e a democracia, que considero valiosos.
Desejo a você um novo ano de vida cheio de alegria, crescimento e emoção. Que cada dia seja uma nova página em sua história, e que cada desafio seja uma oportunidade para você continuar a crescer e inspirar a todos nós.
Com profundo respeito,
Walter Costa Porto