Direito Global
blog

Barroso completa uma década no Supremo

Luis Roberto Barroso é um proeminente jurista e estudioso do direito brasileiro. Ele nasceu em 11 de março de 1958, em Vassouras, no estado do Rio de Janeiro. Barroso é atualmente vice-presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil (STF), tendo sido nomeado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff. Sua posse como ministro ocorreu no dia 26 de junho em substituição ao ex-presidente do Supremo, ministro Carlos Ayres Britto que se aposentou por limite de idade constitucional para permanecer no serviço ativo. No próximo dia 2 de outubro, Luis Roberto Barroso assumirá a presidência do tribunal no lugar da ministra Rosa Weber, que também terá que pendurar a toga por atingir a idade de 75 anos.

Formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é mestre pela Universidade Yale e doutor e livre docente pela UERJ, da qual é professor titular de direito constitucional, tendo realizado estudos de pós-doutorado na Harvard Law School. Leciona também na Universidade de Brasília (UnB)[8] e no programa de mestrado e doutorado em direito do Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

Tornou-se conhecido por seu trabalho acadêmico voltado ao direito público, bem como por sua atuação como advogado em casos de grande repercussão perante o Supremo Tribunal Federal, tais como a defesa da pesquisa com células tronco embrionárias, da união entre pessoas do mesmo sexo e da proibição do nepotismo. Além de ter exercido a advocacia a partir de 1981, foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 1985 até sua indicação para o cargo de ministro do STF. É considerado um jurista de visões liberais e progressistas.[10][11]

Barroso é conhecido por sua expertise em direito constitucional e direitos humanos. Ele escreveu inúmeros artigos e livros sobre temas jurídicos e atuou como professor em diversas universidades brasileiras renomadas. Antes de sua nomeação para o Supremo Tribunal Federal, ele teve uma carreira extensa como advogado, especializando-se em casos de direito constitucional.

Como ministro do Supremo Tribunal, Barroso esteve envolvido em diversos casos emblemáticos, especialmente aqueles relacionados a direitos humanos, proteção ambiental e corrupção política. Ele também é um defensor do ativismo judicial e tem sido vocal sobre a necessidade de reformas legais no Brasil.

O mandato de Barroso no Supremo Tribunal Federal tem sido marcado pelo seu compromisso com a transparência, a prestação de contas e a promoção dos valores democráticos. Ele tem sido reconhecido tanto nacionalmente quanto internacionalmente por suas contribuições para o campo do direito e seus esforços para promover a justiça no Brasil.