Direito Global
blog

Rebelião no presidio no Acre

A rebelião ocorrida no presídio Antônio Amaro Alves, ontem, quarta-feira, 26, trouxe à tona a necessidade de uma ação conjunta e coordenada por parte dos Poderes e das instituições do Sistema de Justiça do Estado do Acre. Diante desse cenário, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, reuniu-se em seu gabinete com o Executivo Estadual, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público do Estado do Acre, a Defensoria Pública do Acre e o Tribunal de Contas do Estado.

O intuito foi dialogar e articular esforços para contribuir com o Comitê de Crise instalado pelo Executivo estadual. Os Poderes e instituições emitiram uma nota oficial conjunta, assinada pela desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari; o governador em exercício, Luiz Gonzaga; o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Pedro Longo; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Ribamar; o procurador-geral do Ministério Público Estadual, Danilo Lovisaro; a defensora pública-geral, Simone Santiago.

Participaram também da reunião, o corregedor-geral da Justiça do Poder Judiciário do Acre, desembargador Samoel Evangelista, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Jonathan Donadoni, a coordenadora do Grupo de Monitoramento de Fiscalização Carcerária e Socioeducativo, a juíza de Direito, Andrea Brito, e coordenador substituto, juiz Robson Aleixo, e o juiz-auxiliar da presidência do TJAC, Giordane Dourado.