Uma das construções mais admiradas e conhecidas do mundo, a Torre de Pisa iniciou esta semana as comemorações dos 850 anos do lançamento de sua pedra fundamental, ocorrida em 9 de agosto de 1173. Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, juntamente com toda a praça do Duomo de Pisa, a edificação é um exemplo fundamental do estilo românico, em particular do românico pisano, e um verdadeiro emblema da engenharia por se manter inclinada desde o início de sua construção pela instabilidade do terreno.
Para enaltecer seu legado, a cidade criou um logotipo para o 850º aniversário que será projetado no Museu da Ópera, após uma apresentação na qual replicarão os sete sinos alojados na torre. Na noite desta quarta-feira, 9, haverá também um concerto de piano do maestro Ramin Bahrami, que interpretará peças de Bach, Beethoven, Mozart e Chopin na escadaria da Catedral. Não será a única atividade programada para a comemoração, pois a cidade tem uma programação que se prolongará até 9 de agosto do ano que vem. Entre as iniciativa está a organização de uma exposição com pinturas, gravuras e fotografias que imortalizaram o edifício ao longo dos anos; e, neste período, ainda serão preparados concertos de música sinfônica e projeções de filmes.
Catedral de Notre Dame
A reconstrução da Catedral de Notre Dame, em Paris, entra na fase final da reinauguração, prevista para 2024. O trabalho reúne um exército formado por 35 arquitetos, mestres em restauração, técnicos, carpinteiros e voluntários.
Só para refazer a torre, são usadas tábuas maciças de madeira de carvalho, encaixadas cuidadosamente, no local que funciona como pilar de sustentação da Catedral de Notre Dame. O local foi destruído por um incêndio em 2029.
Os cuidados, neste momento, estão voltados para a torre, que desabou do telhado de chumbo. Ela foi construída no século 19 pelo arquiteto Eugene Viollet-le-Duc, e os projetos para a construção foram inspirados. O trabalho é feito em Briey, no interior da França.