Direito Global
blog

Árbitros denunciam Felipe Melo no STJD

A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut) enviou ao STJD uma notícia de infração contra o jogador do Fluminense, Felipe Melo. Após a derrota do clube das Laranjeiras para o Grêmio, em Porto Alegre, no último domingo, o jogador disse em vídeo que o árbitro da partida, Rodrigo José Pereira de Lima deveria “ser preso” e que “roubaram o Fluminense”. A Abrafut enviou uma notícia de infração à procuradoria do STJD por causa do desabafo que Felipe Melo fez nas redes sociais após a partida. Para a Abrafut, Felipe Melo “lamentavelmente confunde por completo a liberdade de expressão — que é uma discordância de opinião, feita de forma equilibrada e sem ofensas — com uma suposta liberdade no uso de palavras para atingir a honra e a dignidade de profissionais, acusando-os inclusive de roubo”.

O desabafo de Felipe Melo: “Tem que ser preso! É covardia isso daí! CBF, isso não existe! Tem que ser preso! Pênalti claro! Roubaram o Fluminense! O Fluminense foi roubado! O Fluminense foi roubado! Esse juiz tem que ser preso! Porque é isso que fazem comigo quando eu sou expulso ou acontece qualquer coisa! É isso que acontece comigo! Comentarista de arbitragem… Ninguém vai falar nada!? Eu quero escutar o que vocês têm a falar! Porque é errar é humano, tudo bem, mas e o VAR!? Onde é que está o VAR!? Já é difícil para caramba ganhar do Grêmio fora de casa! Aí tem um pênalti claríssimo e o VAR fala que nada aconteceu! É um roubo! Isso é uma covardia! Covardia! Vão fazer o que for comigo, que façam, não vou deixar de falar, não! Covardia! O Fluminense foi assaltado!”

A jogada em questão foi uma disputa com o zagueiro Nino na área do Grêmio. O lance aconteceu nos segundos finais do confronto, que terminou com a derrota do Fluminense por 2 a 1. O Fluminense reclamou de um pisão do zagueiro Rodrigo Ely em Nino. O VAR não chamou o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima para revisão. A partida terminou logo em seguida.

O ex-árbitro da FIFA, Paulo César de Oliveira, comentarista de arbitragem do sportv, discordou da arbitragem e viu pênalti de Rodrigo Ely em Nino no jogo entre Grêmio e Fluminense, válido pela 19ª rodada do Brasileirão. No fim dos acréscimos do segundo tempo, Rodrigo Ely deu um pisão com o pé esquerdo, sem intenção, no tornozelo esquerdo do zagueiro. A equipe gaúcha venceu o jogo por 2 a 1. – O VAR tem acesso às imagens. Mesmo com o jogador não tendo a intenção, ele foi imprudente. Ao disputar a bola sem precaução, pisando no Nino, para mim pênalti, que deveria ter sido marcado – disse o comentarista de arbitragem, PC Oliveira, em participação no programa esportivo Troca de Passes.

A grande polêmica do jogo do último domingo entre Grêmio e Fluminense, em Porto Alegre, ficou pelo pênalti claro, não marcado, em Nino, no final do jogo. Vencido pelos gaúchos por 2 a 1, o duelo ficou grifado pela não intervenção do VAR na jogada, como destaca a comentarista dos canais ESPN e STAR+, Renata Ruel.”Falei no Sportcenter agora, penalti não marcado para o Fluminense contra o Grêmio. O VAR deveria sugerir revisão. Sem querer e fora da disputa de bola também é falta. Pisão temerário = Pênalti + cartão amarelo. Seneme é capaz de dizer que a arbitragem da CBF é perfeita”.