Direito Global
blog

Crimes Transfronteiriços

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou , em Assis Brasil, a 1ª Reunião Trinacional para discutir a cooperação no combate a crimes transfronteiriços. O encontro ocorreu no Fórum do município e contou com a participação de integrantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Executivo representantes das forças policiais que atuam na fronteira do Brasil, Peru e Bolívia.

A reunião promoveu debates com temáticas voltadas ao combate ao crime organizado e delitos como tráfico de drogas, tráfico de pessoas e contrabando. Os debates foram divididos em cinco painéis temáticos, que abordam respectivamente os desafios do Poder Executivo nos municípios de divisa, questões sobre fiscalização nas fronteiras, diálogo cooperativo entre o Poder Judiciário, diálogo cooperativo entre Segurança Pública e diálogo cooperativo entre Ministério Público.

“A reunião demonstra que todos nós do Brasil, Peru e Bolívia estamos unidos no único propósito de enfrentar o crime na região de fronteira. Este diálogo é de extrema importância, uma vez que dele emergem as bases para a definição de estratégias de atuação e o aprimoramento da cooperação entre os três países. Os tópicos mais cruciais estão associados ao combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas, ao tráfico de pessoas, aos crimes ambientais, à migração ilegal e a outros delitos, temas muito relevantes e de interesse compartilhado pelos três países”, disse o procurador-geral de Justiça do MPAC, Danilo Lovisaro do Nascimento.

O evento foi uma reunião preparatória para a realizado do 4º Encontro Trinacional, que ocorrerá na cidade de Puerto Maldonado, no dia 20 de outubro.