Direito Global
blog

Maranhense cotado para vaga de Aras na PGR

O nome apresentado ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva por petistas ligados ao Palácio do Planalto como uma forte opção ao cargo de Procurador Geral da República tem suas raízes fincadas em solo nordestino. Luiz Augusto Santos Lima cresceu no estado do Maranhão, e mudou-se para Brasília para concluir seus estudos, formando-se em Direito pela Universidade de Brasília na década de 80.

Ingressou na carreira de Procurador da República em 1992, permeando sua atuação, nesses 31 anos, na defesa da sociedade e do regramento constitucional. Foi Procurador Chefe na Procuradoria da República no Distrito Federal – PRDF de 1999 a 2002, período em que atuou diretamente no processo conhecido como Dossiê Cayman, concluindo pela ausência de veracidade dos documentos apresentados.

Mais tarde, já como Procurador Regional da República com exercício na Procuradoria Regional da República da 1a Região, foi representante do Ministério Público Federal no ofício de atuação do CADE, de 2010 a 2012. Alcançou o último nível da carreira em 2019, com sua promoção ao cargo de Subprocurador-Geral da República, sendo designado para atuar perante o Supremo Tribunal Federal. Nesse mesmo período, passou a exercer a função de Coordenador da 3a Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, que trata da Ordem Econômica e Defesa do Consumidor.

Por designação do Procurador Geral da República, representa a Procuradoria Geral da República nas negociações de indenização pelo rompimento da barragem de Mariana, entre outras negociações de mesma relevância jurídica e econômica. Para além disso, sua gestão na 3a CCR marca a efetiva aproximação dos Procuradores da República aos agentes econômicos e agentes do Estado, visando à construção de soluções negociadas em prol do desenvolvimento sustentável.

Também é suplente na representação do MPF no Conselho Nacional de Justiça – CNJ e no Conselho Nacional de Direitos Humanos, e recentemente exerceu a função de Vice- Procurador-Geral da República. De personalidade discreta, porém marcante, Luiz Augusto Santos Lima tem ótimo trânsito entre os Ministros do Supremo Tribunal Federal, parlamentares das Duas Casas, Ministros de Estado e o meio empresarial.