O articulista do New York Times, David Brooks, se queixou do alto preço que pagou por uma refeição no Aeroporto de Newark em uma postagem no X/Twitter, afirmando que gastou US$ 78 (cerca de R$ 400) e criticou os preços exorbitantes dos aeroportos. Sua postagem se tornou viral rapidamente, chamando a atenção de mais de 32 milhões de pessoas, mas ele logo foi “desmascarado”.
De início, a mensagem de Brooks encontrou apelo com muitos, já que a questão dos preços absurdos nos aeroportos é uma frustração comum entre os viajantes de todo o mundo. Porém, mesmo levando em conta os preços elevados geralmente encontrados nos aeroportos, o valor reclamado por ele pareceu alto demais.
Isso levou muitos usuários a questionarem Brooks sobre o que estava incluído em sua refeição, especialmente considerando que ele mencionou uma bebida alcoólica. Foi então descoberto que Brooks havia feito sua refeição no restaurante 1911 Smoke House Barbeque, que tem uma filial no Aeroporto de Newark.
A empresa, conhecida por seu slogan “Você não pode superar nossa carne”, abraçou a publicidade e revelou que quase 80% da conta de Brooks era de bebidas alcoólicas, em uma publicação no Facebook.
Um usuário chegou até mesmo a compartilhar uma foto do cardápio do restaurante online, revelando que um hambúrguer com batatas fritas custa US$ 17 – caro, mas longe do reclamado pelo viajante.
Em homenagem ao caso e ridicularizando Brooks, o restaurante anunciou um combo especial por tempo limitado que inclui um hambúrguer com batatas fritas e uma dose dupla de uísque por apenas US$ 17,78, com o preço original de US$ 78 riscado.
Os usuários da internet não conseguiram resistir e transformaram o episódio em um viral, produzindo diversos memes e piadas sobre o preço de US$ 78 por uma refeição no aeroporto.