Direito Global
blog

Projeto “Pedalando Novos Tempos”

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, no Centro Socioeducativo Acre, do lançamento do projeto “Pedalando Novos Tempos”, que oferece curso de mecânica de bicicleta aos menores que cumprem medidas socioeducativas no estado. Realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem (Senai), MPAC, Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), o projeto contemplará, neste primeiro momento, dez adolescentes na capital. O curso tem duração de 40 horas e o objetivo é que a capacitação seja realizada também nos demais centros socioeducativos.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Procuradorias e Promotorias de Justiça Cíveis, procurador de Justiça Carlos Maia, participou do evento representando a Procuradoria-Geral de Justiça. A promotora de Justiça Vanessa Muniz, titular Promotoria de Justiça Especializada de Execução de Medidas Socioeducativas de Rio Branco, também esteve presente e destacou a importância do projeto no processo de ressocialização de menores.

“Quando falamos do sistema socioeducativo, estamos falando de novos desafios. É demasiadamente importante estarmos vivendo esse momento, falando de cursos, escolarização e, também de saúde, profissionalização, cultura e lazer. Esse é o nosso novo desafio, trazer para o sistema socioeducativo esse olhar, que vai além da educação formal e profissional. Com isso, trabalhamos a prevenção”, disse.