Envolvida com o jogo do bicho, Maria Ediane da Mota Oliveira passou a integrar a lista dos mais procurados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A mulher de 41 anos é apontada como mandante da morte da advogada Rafaela Vasconcelos de Maria e da mãe de Rafaela, Maria Socorro de Vasconcelos. O crime aconteceu em Morrinhos, a 213,9 km de Fortaleza, em março deste ano.
Além dela, cinco homens, sendo três policiais militares, estão entre os acusados. Eles teriam sido contratados para executarem a advogada. Os acusados são: Reginaldo Cavalcante dos Santos, 40, José Elton Cavalcante Mano da Silva, 22, e os PMs Edilson Barbosa da Luz, 61, Daniel Medeiros de Siqueira e Francisco Amaury da Silva Araújo.
A denúncia do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) contra o grupo foi oferecida no ultimo dia 10 de outubro e, no dia seguinte, o juízo da Comarca de Marco aceitou denúncia. Todos tornaram-se réus. As investigações mostram que foram feitos levantamentos da rotina de Rafaela e que Ediane teria entrado em contato com um dos militares afirmando que teria um “serviço em Morrinhos”. As negociações foram realizadas por meio de WhatsApp.