Direito Global
blog

Juiz, advogados e jornalista opinam sobre plebiscito em João Pessoa

O ex-presidente da Seccional da Paraíba, advogado José Mário Porto considera “inoportuna” a ação judicial tramitando nop TRE-PB que solicita a realização de um plebiscito para que a população decida sobre a mudança do nome de João Pessoa, o nome da terceira capital mais antiga do país. ” A proposta é inoportuna, a mudança do nome da Capital do Estado em nada acrescenta em termos econômicos, político e turístico para nosso Estado e o nosso povo. O nome João Pessoa já se encontra enraizado em todos os aspectos, principalmente agora que estamos nos destacando como a cidade com maior potencial turístico do Nordeste e com uma qualidade de vida excelente. Inegavelmente temos assuntos mais importantes para analisarmos e debatermos”.

O ex-presidente do TRT da Paraíba e da Seccional paraibana da OAB, Afranio Melo comentou: “Sinceramente, não vejo necessidade de aderir à mudança do nome de João Pessoa. Entendo que há coisas mais importantes a se apreciar. Não sei se é ideia de perrepistas que sempre se portaram contra João Pessoa. Enfim, vamos enfrentar problemas mais urgentes na sociedade pessoense”. O advogado e ex-conselheiro federal da OAB, Edisio Souto também é contra a mudança do nome da capital da Paraíba.” O nome já está consolidado. Já é patrimônio da própria cidade e do estado também. Que continue João Pessoa”, afirmou.

O jornalista paraibano e morador de João Pessoa, José Vieira Neto também emitiu sua opinião: “É impressionante como a revolução de 1930 ainda está tão viva na memória dos paraibanos. Prova disso é a polêmica gerada sempre que se propõe um debate sobre mudança no nome da capital do estado. É fato que o nome João Pessoa resultou de uma comoção forte na história da Paraíba e do Brasil. Eu, particularmente, gosto do nome da cidade, mas jamais serei contra uma consulta popular com esse objetivo, mesmo porque está prevista na Constituição da Paraíba de 1988, portanto há 35 anos. Não acho, no entanto, que o nome da capital vá mudar. Esse assunto parece que não é do interesse geral da população e, infelizmente, a maioria da população não conhece a história”.