A Polícia Civil prendeu, na manhã de hoje (27), um chefe do tráfico da Bahia que estava na Muzema, em Rio das Pedras, na zona oeste do Rio de Janeiro. João Ricardo Cardoso Mota, conhecido como Rick, foi preso por agentes da Draco (Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais) durante a operação Ancorar.
Rio das Pedras é um bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Faz parte e divisa oficialmente com os bairros Itanhangá e Jacarepaguá. Recebeu esse nome em razão de um rio que começa na Floresta da Tijuca e corre inteiramente através da favela. Há 30 anos, o rio era limpo o suficiente para crianças brincarem, pessoas tomarem banho e lavarem suas roupas.
É um bairro de classe média e classe média-baixa com muitas diferenças sociais. Pode-se averiguar a diferença social existente no estado apenas dentro deste bairro, cruzando-o de um extremo a outro, iniciando o trajeto a partir da Estrada de Jacarepaguá onde localizam-se condomínios de apartamentos como o Moradas do Itanhangá e de residencias de alto padrão como o Floresta Country Clube, Quintas do Itanhangá, Village das Plantas e outros e caminhando para a Areinha, esta composta de casas e prédios (alguns construidos de maneira irregular, chegando a ceder para os lados) localizados em cima de aterros sobre a Lagoa do Camorim e Rio das Pedras.
Por ser oficialmente dividido entre três bairros, está na área de duas regiões administrativas: Jacarepaguá (XVI RA) e Barra da Tijuca (XXIV RA). Rio das Pedras foi também o berço das milícias, pois nos anos oitenta, comerciantes locais começaram a pagar policiais para evitar a invasão do local por traficantes.