Direito Global
blog

Paulo Medina recebe homenagem em MG

O renomado professor e advogado Paulo Roberto Gouvêa Medina será agraciado pela Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora (MG) e Região com a outorga da Comenda Bernardo Mascarenhas. A cerimônia será realizada no próximo dia 23, às 19:30h, no auditorio da Faculdade Suprema, localizado à Alameda Salvaterra, 200, bairro Salvaterra.

Bernardo Mascarenhas nasceu em Curvelo (MG) no dia 30 de maio de 1847, vindo a falecer em Juiz de Fora em 9 de outubro de 1899. Foi um empreendedor brasileiro responsável, entre outros, pela fundação da Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas e, juntamente com Francisco Batista de Oliveira, da Companhia Mineira de Eletricidade e da Usina Hidrelétrica de Marmelos.

A Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas foi uma fábrica de tecidos fundada em Juiz de Fora em maio de 1888 por Bernardo Mascarenhas. As inovações implementadas pelo empreendimento, como uso de energia elétrica e emprego de mão-de-obra imigrante, formaram um aspecto determinante do progresso industrial da cidade.

A fábrica encerrou suas atividades em janeiro de 1984, deixando como patrimônio sua sede, que foi utilizada para pagamento de dívidas junto ao governo. O imóvel manteve-se fechado até que a Prefeitura de Juiz de Fora assumiu sua gestão, instalando ali com o passar dos anos o Mercado Municipal, um Centro Cultural e a Biblioteca Municipal, entre outros.