O site de acompanhantes Fatal Model oficializou uma oferta de R$ 200 milhões por dez anos ao Vitória, campeão da Série B 2023, para unir seu nome ao clube baiano e realizar melhorias no departamento de futebol, visando um grande desempenho na Série A em 2024. Para o advogado Terence Zveiter, presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD), juridicamente “ é totalmente possível a mudança mas desde que os sócios do clube concordem”. Segundo ele,
se o estatuto permitir, talvez nem seja necessário esse referendo. Vai depender do que estabelece o estatuto do Vitória”.
Para o ex-presidente do Paraná Clube, Ernani Buchmann – advogado, escritor e jornalista -“ trata-se da mais pura picaretagem. Isso não irá se consumar, porque os sócios do Vitória não descerão a esse ponto, muito menos a torcida aceitará. O futebol, por tudo o que representa, está sujeito a ser manipulado por oportunistas de toda ordem. Temos aí um exemplo concreto disso”.
Já o jornalista Juca Kfouri comentou: “Só pode ser brincadeira e de péssimo gosto”. O ex-craque do Fluminense da época da Máquina tricolor, Flamengo e Santa Cruz de Recife, José Roberto Lopes Padilha, mais conhecido como Zé Roberto, afirmou :” Não há uma derrota maior do que negociar uma Vitória”.
A ideia da empresa é adquirir o Naming Rights do Leão. No entanto, a Fatal Model descartou que, uma vez o acordo aprovado, fará qualquer alteração no escudo, mascote ou nas cores do Vitória. A proposta, aliás, dependerá da aprovação do próprio torcedor do clube.
Por meio do site Fatalmodelvitória.com, o sócio torcedor do clube baiano poderá votar a sua decisão até o dia 10 de dezembro. Para os torcedores que não são sócios, existirá uma Petição Aberta. O debate nas redes sociais também será levado em conta pelos organizadores do projeto.