Por Daniel Felizardo – Mestre em Direito. Vice-presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados Portugueses • Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Celebra-se no dia 1 de dezembro, o Dia da Restauração da Independência. Esta data marca o momento em que Portugal conquistou a sua independência do domínio espanhol, em 1640.
Durante 60 anos, Portugal esteve sob domínio castelhano, até à revolta popular liderada pela nobreza portuguesa e pelos Quarenta Conjurados. Foi graças a este grupo de nobres que se organizou, em Lisboa, uma conspiração para restaurar a independência.
A 1 de Dezembro de 1640 houve um golpe de estado revolucionário e foi invadido o palácio da duquesa de Mântua (governadora espanhola) e proclamada a restauração da monarquia e a restauração do país como uma nação independente, aclamando D. João IV como Rei de Portugal.
Além da vitória portuguesa, as ações resultantes da Restauração foram o fim da União Ibérica e da Dinastia Filipina e o reconhecimento da Casa de Bragança em 1668 por Carlos II sobre Portugal e suas possessões coloniais.
Nas imagens cantam o Hino Nacional e honram Portugal os Alunos dos dois Estabelecimentos Militares de Ensino portugueses – por ordem de antiguidade): o Colégio Militar (farda castanha) e o Instituto dos Pupilos do Exército (farda azul), a casa da minha vida!