Direito Global
blog

Projeto Parque da Bossa Nova no Leblon

O projeto do Parque da Bossa Nova, localizado no bairro do Leblon, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, foi proposto em um território emblemático pela sua representatividade histórica e cultural, onde a paisagem natural e construída se superpõem de forma singular para compor um cartão-postal do Brasil. Localizado em um terreno de aproximadamente 35.000m² outrora ocupado por um quartel do Exército e posteriormente um batalhão de polícia militar, apresentou-se como uma nova vitrine para a cultura e a arte brasileira com foco na música Bossa Nova. É um projeto que se abre para a cidade, convidando a entrada através de uma grande praça que circunda o prédio, enriquecido por um cuidadoso projeto paisagístico.

O projeto foi apresentado há vários anos pelo falecido ex-prefeito de Curitiba (PR), Jaime Lerner. Ele sempre encontrou maneiras de mover as pessoas e reviver o centro das cidades de baixo custo. Seu projeto compreende 5.000 m², prestava homenagem à expressão muito especial da cultura brasileira, repousando graciosamente sobre o terreno como as teclas de um teclado de piano. Seu projeto teve por objetivo refletir, como a letra de Garota de Ipanema de Tom Jobim diria “um doce balanço a caminho do mar”.

O programa do Parque buscou uma tripla função: consolidar um local onde qualquer pessoa, brasileira ou não, encontre as referências da Bossa Nova, fenômeno musical nacional que atravessou fronteiras, se transformando no passaporte musical do Brasil para o mundo; guardar a memória disponível nas várias formas de manifestação registradas dessa música – discos, partituras, escritos, vídeos, shows, concertos, pequenas conversas, discussões que testemunham a comunhão do conjunto da obra e artista que esse ambiente propiciou; e consolidar na Cidade do Rio de Janeiro um novo importante endereço cultural.