Direito Global
blog

Flavio Zveiter pode ser o próximo presidente da CBF

Outro nome que aparece forte entre os presidentes de federações para a presidência da CBF é do advogado e ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), órgão máximo da Justiça Desportiva no Brasil, Flavio Zveiter. A eleição deverá ocorrer em janeiro próximo, convocada pelo atual presidente do STJD e interventor designado pela justiça do Rio para dirigir a entidade máxima do futebol. Sua família é toda ligada ao Judiciário: seu pai, desembargador Luiz Zveiter foi presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e presidente do Tribunal Regional Eleitoral, também do Rio (TRE-RJ). Seu avô é o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Waldemar Zveiter e o seu tio, o atual secretário de Justiça do Rio e ex-secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Luiz Zveiter. Flavio Zveiter nasceu em Niterói no dia 11 de julho de 1981.

Em 2014 anunciou que não se candidataria a reeleição para voltar a atuar exclusivamente no escritório de advocacia da família. Em junho do mesmo ano o advogado Caio Rocha foi eleito seu sucessor. No entanto, Flávio continuou como auditor. No ano de 2015, esteve como membro da Comissão de Juristas no Senado Federal sendo responsável pela elaboração do anteprojeto de Lei Geral do Desporto. Foi empossado em 2 de fevereiro de 2016 como Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para o Triênio – 2016/2018- representando o Estado do Rio de Janeiro.

É membro fundador da Academia Nacional de Direito Desportivo e desde julho de 2016, assumiu como presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento Legislativo do Conselho Federal da OAB.Em maio de 2017 foi indicado através da Conmebol para, desde então, integrar o Comitê de Ética da FIFA, sendo o primeiro brasileiro a ocupar tal cargo.