Direito Global
blog

Michelle cotada para ser presidente da CBF

A advogada Michelle Ramalho Cardoso, presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF) até 2026 e ex-auditora do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), é apontada nos bastidores esportivos como favorita à sucessão da Presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além de ser um nome respeitado por correntes políticas diversas na entidade que detém a até agora imbatível conquista de um pentacampeonato pela seleção masculina, a dirigente nordestina marcaria posição de uma guinada na imagem de uma CBF que vive escândalos sucessivos, com sua credibilidade minada por ex-presidentes acusados, condenados e até presos por falcatruas. Michelle nasceu em Campina Grande (PB) no dia 9 de março de 1978.

O interventor na CBF, nomeado pela justiça, o presidente do Superior Tribuna de Justiça Desportiva (STJD), advogado José Perdiz, vem trabalhando forte no sentido de evitar qualquer paralisação nas atividades fins da CBF e também preparando as eleições na entidade para o próximo mês de janeiro, conforme determinou a decisão da 21ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Segundo o ex-presidente da OAB da Paraíba, José Mario Porto a advogada Michelle Ramalho é “preparada e sem dúvida um ótimo nome para dirigir o nosso organismo maior do futebol. Estamos todos aqui na sua torcida”. Antes de ser presidente da FPF, Michelle atuava como advogada na área cível.

Dividindo a missão esportiva com a função de Conselheira Federal substituta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Michelle ainda não se manifestou publicamente sobre as articulações em torno de seu nome. Mas já figura com perfil bem distante de antecessores como Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, todos acusados de corrupção e banidos do futebol. Em outubro, a presidente da Federação Paraibana foi reconhecida como referência consagrada no mundo esportivo, ao ser anunciada como palestrante do Global Football Management, um evento internacional em Portugal. No ano passado, Michelle Ramalho recebeu o titulo de Cidadã Cabedelense, dado pela Câmara Municipal de Cabedelo.

Michelle Ramalho assumiu a cadeira da presidência da FPF-PB em outubro de 2018 em um cenário de caos no futebol paraibano, onde, após denúncias de esquemas de manipulação de resultados que culminaram na Operação Cartola, a imagem do esporte no estado estava maculada. Consequência disso é que, de acordo com a presidente, os primeiros quatro anos de seu mandato foram voltados para “limpar a casa” e restaurar a credibilidade da arbitragem paraibana a nível nacional. Em junho de 2022 a advogada foi reeleita presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), na manhã desta segunda feira. A dirigen está no seu segundo mandato, válido pelo quadriênio 2022-2026. Michelle Ramalho foi eleita por aclamação. Das 57 entidades aptas a participarem das eleições, 56 declararam apoio a chapa “Avante Paraíba”.

Segundo o ex-presidente da OAB da Paraíba, José Maria Porto Michelle é “preparada e sem dúvida um ótimo nome para dirigir o nosso organismo maior do futebol. Estamos todos aqui na sua torcida”. Antes de ser presidente da FPF, Michelle atuava como advogada na área cível.