Direito Global
blog

Higienização do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) estabeleceu o período de 08 a 31 de janeiro de 2024 como o ‘Mês Estadual de Higienização do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP)’, a fim de aprimorar a consistência dos dados fornecidos pelo BNMP em relação aos presos provisórios, civis condenados e procurados. Atento às Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), à celeridade e à qualidade na prestação jurisdicional, e à melhoria do controle de dados, a ação envolve trabalhos como a identificação e baixa das informações transmitidas pela aba de alertas do BNMP e a extração de planilha dos presos condenados em cada Vara Judicial do TJBA.

O Ato Conjunto nº 47, publicado no Diário da Justiça Eletrônico de 18 de dezembro, detalha as diretrizes do mutirão. Assinam o normativo o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, o Corregedor-Geral da Justiça da Bahia, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior. As atividades do Mês Estadual de Higienização do BNMP serão conduzidas por servidores das unidades judiciárias, sob a supervisão dos juízes titulares, auxiliares ou substitutos das Varas/Comarcas.

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), coordenado pelo Juiz Antônio Alberto Faiçal Júnior, fornece suporte à ação: disponibilizará cartilhas e guias para a execução das providências delineadas e esclarecimento de dúvidas durante o processo.