Direito Global
blog

O novo presidente do TRT da 12a Região

O paranaense Amarildo Carlos de Lima terá, pelos próximos dois anos, um dos maiores desafios de sua trajetória profissional como juiz, iniciada há mais de três décadas. Como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, caberá a ele administrar uma instituição com uma força de trabalho de cerca de 1,5 mil servidores e 129 magistrados, orçamento de R$ 59 milhões para atividades e projetos e uma produção anual de 97 mil decisões judiciais (dados até novembro).

O desembargador é dono de um estilo ponderado, que mede a extensão e o impacto de cada palavra antes de pronunciá-la, algo perfeitamente compatível com a responsabilidade do cargo que ocupa.

Como foco de sua gestão, Amarildo de Lima pretende reconectar as relações entre o corpo funcional do tribunal, que, segundo ele, ficaram distanciadas em razão da pandemia. Ao mesmo tempo, quer aproximar mais a Justiça do Trabalho da sociedade. “Grande parte da população não sabe o que faz a Justiça do Trabalho e desconhece o que o próprio Judiciário faz”, disse ele, entrevista concedida à Secretaria de Comunicação Social do TRT-12.