A análise dos números do Poder Judiciário catarinense (PJSC) realizada pela equipe do Núcleo de Estatística e Análise de Dados (NEAD), vinculado à Assessoria de Planejamento (Asplan) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), demonstra que a produtividade dos magistrados do PJSC cresceu no primeiro semestre de 2024.
Até o mês de março, no primeiro trimestre, o Judiciário estadual recebia uma média de 771 novos processos por hora útil, cenário que demonstra a alta litigiosidade enfrentada em Santa Catarina. Cada magistrado julgava em média 11 processos a cada dia útil – mesma média registrada no primeiro semestre de 2023. O acervo demonstrava declínio: 314,5 mil processos a menos em relação a março de 2019.
Já em junho, com o primeiro semestre completo, a litigiosidade continuava alta, com a entrada de 740 novos processos por hora útil. Os magistrados do Judiciário catarinense, no entanto, aumentaram a produtividade, passando a julgar 12 processos por dia útil. O acervo continuou em declínio, com 318,5 mil processos a menos em relação a junho de 2019.