A Associação Brasileira de Advogadas (ABRA) promoveu em Brasília um evento marcante que celebrou a posse da nova diretoria e prestou homenagem às mulheres que se destacam no campo jurídico e em outros setores da sociedade. Fundada em 2017, a ABRA é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica à defesa da ordem jurídica, dos direitos sociais e das mulheres, promovendo a igualdade de gênero e combatendo todas as formas de preconceito.
Durante o evento, a nova diretoria da ABRA, sob a presidência de Meire Mota, foi oficialmente empossada. Mota, advogada decana agraciada com a Medalha Myrthes Gomes de Campos e ex-conselheira federal da OAB, reassume a gestão da ABRA com o compromisso de intensificar as ações de combate ao assédio, violência e discriminação de gênero e raça. A nova gestão também pretende promover o aumento da representatividade feminina no sistema de justiça brasileiro e lutar pela paridade de gênero em todas as esferas de poder.
A advogada Daniela Tamanini foi empossada durante a cerimônia no Conselho de Integridade e Compliance da entidade.
A ABRA foi pioneira na campanha “50% Já”, lançada em 2017, que conclama a OAB e as instâncias dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a adotarem a paridade de gênero. Esse compromisso é reforçado pela nova diretoria, que buscará fortalecer a participação feminina na política por meio do Observatório das Eleições da OAB e pela fiscalização de questões de gênero em todas as esferas do poder.