Direito Global
blog

OAB-ES elege mulher pela primeira vez

Com 53,08% dos votos, Erica Neves foi declarada vencedora da eleição à Presidência da Ordem dos Advogados no Espírito Santo (OAB-ES). Depois de uma campanha marcada por troca de acusações, embates e ações judiciais, ela desbancou o atual ocupante do cargo por dois mandatos, José Carlos Rizk Filho, que alcançou 32,59% dos votos. O terceiro candidato, Ben-Hur Farina, marcou 14,3%.

O resultado consolida o avanço da oposição e o desgaste da atual gestão, que pretendia ficar mais um triênio no poder (2025-2027). Erica se consolidou como principal representante desse grupo na disputa passada, quando atingiu 35,2% dos votos, ainda insuficientes para derrubar Rizk, que ficou com 54%. Agora, a posição se inverteu.

A vitória da advogada vai colocar, pela primeira vez, uma mulher à frente da Ordem, e mostra que teve êxito a estratégia de união com a chapa de José Carlos Neffa Junior, já na reta final do pleito, para unir votos e derrotar o atual presidente. Ele aderiu ao projeto como candidato a tesoureiro e sua então vice, Elisa Galante, como conselheira federal.

Os demais integrantes da chapa eleita são o advogado Carlos Augusto da Motta Leal, como vice-presidente; Eduardo Sarlo, como secretário geral; e Camila Brunhara, como secretária geral adjunta. Já a composição do Conselho Federal se completa com Luiz Claudio Allemand, Christina Cordeiro, Flavio Cheim, Cristiane Mendonça e Luciano Pavan.