A Polícia Federal deflagrou a Operação Anjos da Guarda para apurar a possível prática do crime de tráfico de pessoas envolvendo uma criança recém-nascida e a tentativa de retirada irregular dela do território nacional com destino à Espanha.
Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão em Armação dos Búzios/RJ, em desfavor de investigada e de uma mulher que era responsável pela recém-nascida e a levaria para a Espanha. A suspeita está proibida de deixar o território nacional por meio de medida cautelar diversa da prisão.
As diligências contaram ainda com a atuação conjunta da 1ª Promotoria de Justiça de Armação dos Búzios/RJ, responsável pelo pedido de busca e apreensão da recém-nascida, e do Conselho Tutelar, que resgatou a criança e a encaminhou para uma casa de acolhimento.
A investigação teve início após identificação de circunstâncias atípicas durante atendimento relacionado ao requerimento de passaporte. As investigações também apontam que a recém-nascida seria levada para Madri, na Espanha, país para o qual a mulher investigada possui histórico frequente de deslocamentos internacionais.
Durante o cumprimento do mandado de busca, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos da criança e a autorização de viagem ao exterior com reconhecimento de firma em nome da mãe, autorizando a investigada e seu marido a levarem a recém-nascida para a Espanha.

