Paraninfa de 60 bacharéis, em sua maioria, mulheres, que após aprovação no Exame de Ordem receberam as suas carteiras digitais numa solenidade virtual realizada pela OAB/RJ, a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, aconselhou: “Sejam éticos, críticos e cordiais com os colegas, mas não sejam alienados políticos, pois as relações jurídicas também são políticas”.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, que afirmou: “Vocês são a renovação e a continuidade desta profissão tão nobre que é a advocacia”. O Termo de Compromisso foi lido, em nome de todos os bacharéis, pelo deputado federal, e agora também advogado, Glauber Braga (Psol/RJ), atualmente no seu quarto mandato.
Na sua manifestação, Rita Cortez reforçou a importância de que os advogados sejam politicamente esclarecidos. “Como disse o dramaturgo alemão Bertolt Brecht, o pior analfabeto é o analfabeto político, que não ouve, não fala, não participa da vida política e não sabe o preço do feijão”, citou a presidente do IAB. Segundo a advogada, o dramaturgo também disse que “a ignorância política gera o político vigarista, o menor abandonado e o lacaio de empresas, entre outros”.