Direito Global
blog

Centro Acadêmico Andréa Pachá

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e escritora Andréa Maciel Pachá vai ser homenageada no próximo dia 22 pelos novos alunos do curso de Direito do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. Eles comunicaram que vão participar da maior honra, segundo Andréa, que alguém pode receber: a inauguração do Centro Acadêmico Andréa Pachá. Mestre em Direitos Humanos e Saúde Pública na Fiocruz, possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito de Família e Sucessões.

– Aos poucos, e de forma imperceptível, o tempo age e nos transforma. Sem que me desse conta, mudei do lugar das lutas exaustivas pela afirmação de direitos, e pela militância política dos movimentos acadêmicos, para um lugar de referência. Não referência teórica ou doutrinária, mas referência viva de quem envelhece sem se conformar com as injustiças. Que lugar mais bonito esse, de sentir o tempo passando e de me sentir, de alguma forma, conectada com os sentimentos, projetos, sonhos e desejos de quem começa a caminhada. Vamos juntos, pessoal! Não cabe em mim a alegria que vocês me dera”, disse Andrea Pachá em sua página no Facebook agradecendo aos novos alunos a homenagem.

Andréa Pachá nasceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, no dia 4 de janeiro de 1964. Formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Como membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criou o Cadastro Nacional de Adoção e a Comissão de Conciliação e Acesso à Justiça, além de atuar na implantação das Varas de Violência contra a Mulher em todo o Brasil. Também promoveu campanhas para simplificar a linguagem utilizada nos processos, combatendo o “juridiquês”. Pela sua atuação no CNJ, recebeu em 2010 o Diploma Bertha Lutz.

♥️