Direito Global
blog

Marcello Oliveira denuncia crimes de estelionato no Rio

O diretor tesoureiro da Seccional da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Marcello Oliveira denunciou os crimes de estelionato praticados de forma recorrente no Rio de Janeiro, nos quais o criminoso se identifica como o advogado da vítima e pede adiantamento para a liberação de valores pela Justiça. “Tudo se torna mais verossímil porque os bandidos estudam – nas bases públicas de consulta – e identificam exatamente o escritório que patrocina os interesses daquele cliente, induzindo-o a erro”, afirmou..

A pedido do presidente da Seccional, Luciano Bandeira ele tem cobrado solução desses crimes pelas autoridades públicas, principalmente considerando que os criminosos indicam, nas suas comunicações, número de telefone e conta corrente para depósito das quantias, informações que podem ser rastreadas. “Estamos mantendo contato com a Secretaria de Polícia nesses últimos meses e esperamos ter retorno em breve”, disse.

Enquanto isso, segundo ele, é fundamental que os advogados alertem seus clientes e peçam a confirmação de qualquer ordem de transferência de valores pelos canais oficiais do escritório e, preferencialmente, por chamada de vídeo. “Nossos agradecimentos aos presidentes de Subseção que nos ajudaram a dar consistência à matéria, mostrando que, infelizmente, essa tem sido uma prática disseminada em todo o Estado”, concluiu Marcello Oliveira.