O Senado Federal vai sabatinar hoje (6), a partir das 14 horas, a desembargadora federal Assusete Magalhães, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (sede em Brasília). Natural do município de Serro, em Minas Gerais, ela foi indicada para o cargo pela presidenta Dilma Rousseff, que analisou as opções em uma lista tríplice encaminhada pelo STJ. Assusete tem 63 anos está na magistratura federal há 28 anos. Tomou posse como juíza em 1984 e assumiu o posto no TRF-1 em 1993, onde exerceu os cargos de presidente e corregedora-nacional da Justiça de primeiro grau.
A população de Serro era estimada em 2004 em 21.869 habitantes. O município é rodeado por serras, morros, rios e cachoeiras, o Serro se apresenta como excelente destino para os apreciadores do turismo histórico e ecológico. Situada no centro-nordeste de Minas Gerais, na região central da Serra do Espinhaço, Serro fica a 230 quilômetros de Belo Horizonte.
O município tem mais de 100 cachoeiras, sendo as mais procuradas: Malheiros, Moinho de Esteira, Carijó, Cascatinha. É também uma importante cidade do Caminho dos Diamantes e da Estrada Real, uma herança das minas que atraíram os Bandeirantes paulistas e nordestinos no século XVIII. Além das belezas naturais e das minas, o Serro possui um rico patrimônio histórico-cultural.