Direito Global
blog

Os “supremáveis” de Dilma

A partir da próxima sexta-feira (30), com a publicação no Diário Oficial da União da aposentadoria do ministro Cezar Peluso, a presidenta Dilma Rousseff terá à disposição mais uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Até agora, desde que assumiu o cargo, Dilma já nomeou o carioca Luiz Fux e a gaúcha Rosa Weber para o mais importante tribunal de justiça do país.

Diversos nomes vem sendo especulados como candidatos em potencial para substituir Peluso. São eles: ministros Teori Zavascki  (SC) e Nandy Andrigui (RS), do STJ; ministro Carlos Alberto Reis de Paula (MG), do TST e a ministra Maria Elizabeth (MG), do STM. Estão ainda no páreo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, (SP); o Advogado-Geral da União, Luis Inácio Adams (RS) e o advogado José Paulo Cavalcanti (PE), integrante da Comissão Nacional da Verdade.

No início de novembro, o atual presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto completa 70 anos e terá que se aposentar automaticamente, a exemplo do que vai ocorrer esta semana por o seu colega Cezar Peluso. Com isso, Dilma Rousseff terá mais uma vaga para preencher no Supremo.