Direito Global
blog

O advogado Renato Aragão

A inscrição 1016 da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) pertence a uma das figuras mais conhecidas da televisão brasileira: Antonio Renato Aragão, mais conhecido como Renato Aragão ou Didi Mocó. A situação do advogado é regular, ou seja, está em dia com a anuidade da Ordem e, se desejar, pode advogar.

Nascido em Sobral, no interior do Ceará, em 13 de janeiro de 1935, é filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. Em 1955, tornou-se oficial do Exército (segundo-tenente de infantaria), formado pelo CPOR. Ainda estudante de Direito, em 5 de setembro de 1958, enquanto voava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB).

Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos bombeiros, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam sido dados como mortos pelo rádio. A muito custo conseguiram voltar para Fortaleza.

Anos depois, formou-se em Direito, na Faculdade de Direito do Ceará em 1961.